Muito procurada por pescadores esportivos, Lagoa de Juturnaíba, no estado do Rio, passa por mutirão de limpeza

No sábado, dia primeiro de julho, vai acontecer um mutirão de limpeza na Lagoa de Juturnaíba, interior do estado do Rio de Janeiro. A lagoa fica situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.

A atividade tem como objetivo remover o lixo do local e educar a população sobre a importância da preservação da lagoa, que é a verdadeira paixão de diversos pescadores esportivos da região. A ação acontece desde o ano de 2005 e é uma iniciativa da Associação de Pescadores.

De acordo com a presidente da Associação, Jurema da Conceição, o projeto é de compensação ambiental e é feito de dois em dois anos. A ideia é retirar o máximo de lixos e impurezas ao entorno do reservatório.

A lagoa é de água doce, com uma temperatura agradável, além de uma beleza sem igual. Para pescadores esportivos da região, como é o caso de Alexandre Grego, existe uma preocupação forte em cima da lagoa. Com exemplos próximos, como a Baía de Guanabara, que sofre com a poluição, é preciso realizar ações como essa para impedir que a Lagoa de Juturnaíba tome o mesmo caminho.

Isso sem falar que a lagoa pega uma parte da reserva de Poço das Antas, área de proteção permanente, que fica às margens da lagoa. No local, é possível encontrar animais como Capivaras, Antas, Jacarés e pássaros ameaçados de extinção. Ainda sobre a pesca esportiva, peixes como Tucunarés, Robalos, Traíras, Bagres, Piáus, Piabanhas, Sairus, Cascudos e muitos outros podem ser pescados no local.