No sábado, dia primeiro de julho, vai acontecer um mutirão de limpeza na Lagoa de Juturnaíba, interior do estado do Rio de Janeiro. A lagoa fica situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.
A atividade tem como objetivo remover o lixo do local e educar a população sobre a importância da preservação da lagoa, que é a verdadeira paixão de diversos pescadores esportivos da região. A ação acontece desde o ano de 2005 e é uma iniciativa da Associação de Pescadores.
De acordo com a presidente da Associação, Jurema da Conceição, o projeto é de compensação ambiental e é feito de dois em dois anos. A ideia é retirar o máximo de lixos e impurezas ao entorno do reservatório.
A lagoa é de água doce, com uma temperatura agradável, além de uma beleza sem igual. Para pescadores esportivos da região, como é o caso de Alexandre Grego, existe uma preocupação forte em cima da lagoa. Com exemplos próximos, como a Baía de Guanabara, que sofre com a poluição, é preciso realizar ações como essa para impedir que a Lagoa de Juturnaíba tome o mesmo caminho.
Isso sem falar que a lagoa pega uma parte da reserva de Poço das Antas, área de proteção permanente, que fica às margens da lagoa. No local, é possível encontrar animais como Capivaras, Antas, Jacarés e pássaros ameaçados de extinção. Ainda sobre a pesca esportiva, peixes como Tucunarés, Robalos, Traíras, Bagres, Piáus, Piabanhas, Sairus, Cascudos e muitos outros podem ser pescados no local.