Alunos fazem soltura de 10 mil peixes juvenis no Rio Paraná e aprendem sobre a importância de devolver os exemplares

Nesta semana, o município de Rosana-SP, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma ação muito bonita e importante para o bem do meio ambiente.

Alunos da rede municipal de ensino, entre 7 e 14 anos, fizeram a soltura de 10 mil exemplares de peixes juvenis no Rio Paraná. Todos os peixes soltos são de espécies nativas. A soltura foi realizada no Balneário Municipal e teve a participação de 400 crianças e adolescentes.

Os estudantes se reuniram e viram, bem de perto e na prática, como é ajudar o meio ambiente com exemplos como o pesque e solte. A ação feita pelos jovens faz parte do calendário do projeto chamado de “Junho Verde”, uma campanha nacional que visa promover a conscientização ambiental entre os jovens, alertando sobre a importância de repovoar a fauna aquática.

Os exemplares soltos são pequenos: entre 10 e 12 centímetros. Porém, o que todos eles têm em comum é que são de espécies nativas do Rio Paraná. Isso inclui exemplares como Pintados, Dourados, Pacus, Piracanjubas, Piaparas, Piaus, Curimbas, entre outros.

Ainda fazendo parte da campanha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ainda soltou balões biodegradáveis com sementes de diversas vegetações nativas da região. Assim como aconteceu nas águas, a ideia é reflorestar as regiões.