Os amigos Igor Paschoal e Lucas Methner podem dizer o que é uma pescaria marcante. Afinal, um deles pegou um tucunaré-açu recorde de 91 centímetros, empatando com outros dois pescadores já registrados, enquanto o outro, minutos depois, resolveu ultrapassar o amigo e capturou o recorde absoluto masculino homologado no país: um tucunaré-açu de 92 centímetros. Isso tudo aconteceu na região do Rio Uneiuxi, em Santa Isabel do Rio Negro-AM, no dia 29 de agosto deste ano.
Os dois peixes foram registrados esta semana pela BGFA Recordes, a ‘Brazilian Game Fish Association’, órgão oficial que reconhece os recordes de exemplares capturados no mundo da pesca esportiva. O tucunaré-açu, peixe da espécie Cichla temensis, é considerado o símbolo da pesca esportiva e um dos mais procurados em todos os cantos do país quando o assunto é pesque e solte.
Acompanhado do amigo e do guia Genesio Duarte Alves, mais conhecido pelo apelido de Maçarico, que inclusive indicou o melhor local de pesca, Igor entrou para a história do esporte com o exemplar capturado, que pesava, aproximadamente, 11 quilos.
Mesmo com esse peso, o peixe pescado e solto entrou como recorde absoluto na modalidade comprimento, na categoria Brasileiro Absoluto Masculino. De acordo com a BGFA Recordes, o equipamento utilizado foi uma Vara Enzo 5’6″ 20 lb, Carretilha Curado DC 151XG, Linha Multifilamento 65 lb e Isca Rocket 140, com a operação Barco Zaltana. A CBPE parabeniza os pescadores Igor e Lucas.