A piracema é um período em que as espécies de peixes sobem os rios em cardumes, nadando contra as correntezas e contra diversos outros obstáculos, para encontrar o melhor local para a desova.
Esse movimento todo depende da soma de alguns fatores, como a temperatura, o nível dos rios e a turbidez da água em que eles se encontram, ocorrendo principalmente nos períodos de chuva, épocas em que se observa uma maior fartura de alimentos, o que é essencial para os peixes que estão em migração.
Essa variação pode acontecer, até mesmo, de espécie para espécie. Então, como esse período é muito sensível para os peixes, também levando em conta a importância que ele tem para que as populações se mantenham vivas no futuro, foram criadas regras para esta época, além de todo o trabalho de fiscalização que se intensifica durante esses meses.
Por princípio Constitucional, cada estado brasileiro pode ter sua própria legislação, inclusive ambiental, desde que ela seja igual ou mais restritiva do que a Legislação Federal. As leis de defeso e o próprio período de piracema mudam conforme a região, a espécie e até mesmo o rio. Informe-se sobre os peixes que estão protegidos por lei e busque conhecer a legislação do estado onde você costuma pescar, indo atrás do que é permitido e do que é proibido, pois isso muda de região para região.
Uma dica é entrar em contato com a Secretária do Meio Ambiente, o Ibama ou a Polícia Militar Ambiental. Lembrando sempre que descumprir as regras do defeso geram multas atras e, principalmente, afeta o meio ambiente que tantos lutamos para preservar.