De acordo com informações da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente do estado de Mato Grosso, que começou o período da piracema na região, no dia 2 de outubro deste ano, já foram apreendidos 885kg de pescado ilegal, totalizando 973 exemplares. Todos os peixes apreendidos foram devolvidos para as águas, com vida.
A piracema é um período em que as espécies de peixes sobem os rios em cardumes, nadando contra as correntezas e contra diversos outros obstáculos, para encontrar o melhor local para a desova. Neste período, fica proibida a pesca.
Cada estado possui a sua própria legislação a respeito da piracema. No estado de Mato Grosso, por exemplo, o período da piracema é entre os dias 2 de outubro de 2023 até 1º de fevereiro de 2024. As multas para quem cometeu o ato somam R$136 mil.
A pesca ilegal pode e deve ser denunciada para a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através de sua sede, aplicativo ou telefone geral para contato. Para denúncias e mais informações a respeito da piracema, entrar em contato através do seguinte número: 0800 065 3838.