A Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, participou de uma oficina realizada para fortalecer o protagonismo indígena na elaboração de propostas de turismos que tenham base comunitária. Junto de oito comunidades da Terra Indígena Médio Rio Negro I, de São Gabriel da Cachoeira-AM, a equipe da Funai também participou da capacitação a respeito da elaboração de projetos voltados à pesca esportiva.
Esse encontro teve como base a Instrução Normativa nº3/2015, documentos que simbolizam as atividades de visitação para fins turísticos em áreas ocupadas por povos indígenas. Estes povos estão produzindo projetos de turismo de pesca esportiva no Rio Curicuriari e, em breve, deverá ser lançado editais para a chamada de parceiros comerciais.
As comunidades indígenas locais, extremamente importantes para a sua gestão territorial, possui uma grande área preservada. Porém, também é muito comum na região, a pesca predatória. O objetivo da oficina é fortalecer a construção coletiva das propostas, atuando com parceiros comerciais para ampliar o protagonismo indígena e a força da pesca esportiva.