Para os turistas ou moradores do estado de Goiás, a temporada de praia no Rio Araguaia é um dos momentos mais esperados durante todo o ano.
A temporada, este ano, acontece entre os meses de junho e setembro. Porém, a procura pelo Araguaia, nesse período, não se resume, apenas, às praias. Muito pelo contrário.
A pesca esportiva é um dos grandes atrativos da região, que cresce cada vez mais e mais. Mais de 1 milhão de turistas devem aproveitar a temporada e visitar a região, que contou com investimento de mais de 14 milhões de reais em seis municípios.
O investimento inclui reforço na fiscalização ambiental, aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros e das forças policiais, incentivo ao turismo consciente e qualificação profissional dos trabalhadores.
Já se preparando para a data, muito tem sido feito para qualificar trabalhadores, gerando empregos, fomento na parte de empreendedorismo, além de eventos esportivos, educação ambiental nas cidades e nos acampamentos, bem como prevenção a acidentes e regulação de serviços públicos como abastecimento de água e energia.
Já na parte da pesca esportiva, que é uma das grandes procuras da temporada, vários eventos vêm sendo pensados pelo governo.
De acordo com Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, o Rio Araguaia é referência na prática do esporte e é preciso um foco grande em cima da região.
Dentre os municípios que receberam o investimento, São Miguel do Araguaia já anunciou que será sede de um evento de pesca esportiva internacional, que vai acontecer entre os dias 15 e 20 de julho, com pescadores de diversos países.