Fazenda Pacu, sede da etapa Mineira do CBP5, passa por programa alimentar focado na produtividade

As etapas mineiras do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros serão realizadas no pesqueiro Fazenda Pacu, em Inhaúma-MG. Nos dias 7, 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro deste ano, acontecerão as disputas do CBP Open por lá, que são as pescarias classificatórias para o Regional do CBP5.

Já no início do ano que vem, em 2024, o pesqueiro volta a ser o centro das atenções dos pescadores brasileiros, quando sediará a etapa regional mineira, no sábado, dia 24 de fevereiro. Porém, os trabalhos lá já começaram faz tempo.

O zootecnista do CBP, Fábio Mori, comandou o trabalho para reorganizar o plano alimentar dos exemplares. Resumidamente, Mori coletou dados e bolou uma nova ideia de alimentação, focada no crescimento dos peixes e nas ações nos dias das pescarias.

De acordo com Mori, um dos seus objetivos iniciais era fazer com o peixe tivesse um hábito, praticamente, selvagem, vivendo de uma forma quase que natural. Com isso, a alimentação de ração dada pelos pescadores e pelo próprio hotel, fariam o papel de suplementação, mudando esse hábito. Para o zootecnista, com esse modelo o peixe para de procurar alimento natural e começa a focar nos suplementos, por exemplo.

Aumentando o volume da sua alimentação, eles crescem mais rápido e ficam procurando as rações dos pescadores. O resultado desse condicionamento: mais ações no dia da pescaria. Ele comentou que os clientes que frequentam a Fazenda Pacu já estão elogiando a arena, aprovando tudo que foi feito, com peixes maiores e mais ativos. Além dos tambas, também existem peixes como a pirarara por lá. Sem falar os surubins, tucunarés, traíras e pacus. Todos essas espécies também estão presentes em grandes quantidades.