Após quatro anos de seca e níveis bem baixos dos rios, o Pantanal volta a ser foco para os apaixonados pela pesca esportiva.
As chuvas intensas que chegaram nos primeiros meses do ano, favoreceram a subida dos níveis das águas, aumentando a população das espécies de peixes, bem como produtividade desses locais para a prática do pesque e solte.
Um exemplo disso é o Rio Paraguai, um dos mais famosos do país, que chegou no nível superior a 5,36m, o maior desde 2018, na região da cidade de Cáceres-MT. Outros locais próximos, que ainda estão com os níveis abaixo do esperado, devem se normalizar com o passar das próximas semanas.
Outro fato que ajudou a fomentar, mais uma vez, a pesca esportiva da região foi o fim da piracema em fevereiro deste ano. Os peixes foram levados pela força do rio à áreas mais protegidas, onde encontraram alimento e abrigo.
Com os níveis de água dos rios chegando à níveis bem altos, a população das espécies de peixes tendem a aumentar rapidamente.
Com isso, a prática da pesca esportiva volta a ganhar força, já que haverão muitos mais pontos para captura desses peixes, sem contar que o período é considerado, por especialistas e estudiosos, como um dos mais favoráveis para o pescar e soltar. Pesquisadores apontam previsão de aumento da produtividade para toda a região do Centro-Oeste.