O plano é composto por quatro programas e foi lançado no dia 31 de maio
O Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva – PNPA, lançado no dia 31 de maio pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília e transmitido pelo canal do YouTube tem como objetivo a formulação de políticas de governança sólidas, que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.
O plano é composto por quatro programas que foram criados a partir de resultados de análises de ordem estrutural e funcional, os quais representam as temáticas a serem trabalhadas.
São eles:
1 – Programa Geração e Gestão de Dados
Abrange ações para o levantamento e gestão de informação que subsidiem o ordenamento e o desenvolvimento sustentável da pesca amadora esportiva.
2 – Programa de Ordenamento de Pesca Amadora e Esportiva
Abrange demandas relacionadas à elaboração e revisão dos atos normativos que abarcam a pesca amadora e esportiva, além de ações voltadas para a fiscalização.
3 – Programa de Desenvolvimento Pesca Amadora e Esportiva
Este programa deverá conter ações voltadas para o aprimoramento de infraestrutura para campeonatos e serviços direcionados ao turista, devendo ser incluídas iniciativas que garantam a participação das mulheres e de deficientes nas atividades de pesca amadora e esportiva.
4 – Programa de Programação e Divulgação
Visa a divulgação da atividade de pesca amadora e esportiva em todos os seus aspectos, incluindo a divulgação dos campeonatos de pesca, de campanha de educação ambiental, das normas de gestão vigentes para a atividade, entre outras.
Além do lançamento do PNPA, foram divulgadas outras ações do Ministério da Pesca e Aquicultura voltadas para a atividade de pesca amadora e esportiva.
Para o diretor da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva – CBPE, Régis Portari, que esteve presente no evento representando a entidade, o plano vem em um ótimo momento nessa retomada das ações do ministério da pesca e também da pesca esportiva.
“As demandas do segmento serão atendidas e fortalecidas com o envolvimento da CBPE e com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura garantidas pelo ministro André de Paula. Precisamos agora, identificar as demandas e preocupações que nos unem em nosso esporte e lazer, para traçarmos estratégias e metas que nos levem aos resultados que precisamos”, conta.
O plano completo e a cartilha podem ser vistos no link: www.gov.br/mapa/pt-br/assustos/pesca/pesca-amadora-e-esportiva