Bolão Pesca Minas ocorre no próximo fim de semana

16 Dec

No próximo sábado e domingo, dias 21 e 22 de dezembro, ocorre no Retiro das Lages, em Inhaúma, MG. O vencedor será conhecido através de somatória de peso e ganhará 60% do valor arrecadado, seguido de 20% para o segundo colocado, e 10% para o terceiro.

 

As taxas do pesqueiro, que custa R$ 73, não estão inclusas. As inscrições custam R$ 130 e podem ser feitas pelo telefone (31) 99123-5488.

 

Período de piracema nos rios do Mato Grosso segue até o dia 31 de janeiro

07 Jan

Desde o dia 1º de outubro, está valendo o período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso, que proíbe à pesca amadora e profissional até o dia 31 de janeiro de 2021, incluindo os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

 

Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

 

A definição do período da piracema é embasado na legislação de pesca e no manejo dos recursos pesqueiros, realizados por meio de estudos da biologia das espécies mais importantes, incluindo época, idade, tamanho, tipo de reprodução, estudos de crescimento e de estrutura da população de peixes e estudos de dinâmica de populações, que incluem estimativas de taxas de crescimento e de mortalidade populacional.

A Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), que determina o período de defesa da piracema nos rios de Mato Grosso, foi publicada no Diário Oficial no dia 26 de junho de 2020.